Com o número de poupadores elegíveis e a procura por recuperar “valores esquecidos” a meta cresce em 2022
POR: Rosarey
O Acordo dos Planos Econômicos já é o maior acordo coletivo do Judiciário brasileiro. Desde que foi homologado pelo Superior Tribunal Federal, permitiu que muitos processos fossem encerrados em benefício de mais de 200 mil poupadores. Até o momento já foram mais de 98 mil processos finalizados e mais de 3.2 bilhões pagos, sendo só em 2021 mais de R$898 milhões.
A estimativa para 2022 é ainda mais positiva, levando em conta o número de poupadores elegíveis que ainda não aderiram ao Acordo dos Planos Econômicos e o movimento da população em busca de reaver saldos e valores esquecidos. O anúncio do Banco Central sobre a possibilidade de resgatar dinheiro esquecido em bancos despertou em muitas pessoas o desejo de recuperar todos os valores de direito, inclusive referente aos Planos Econômicos.
Um levantamento feito pela Febrapo (Frente Brasileira Pelos Poupadores) demonstra a quantidade de poupadores que ainda não aderiram ao Acordo. Existem aproximadamente 580 mil processos relacionados aos Planos Econômicos e, desses, 190 mil já foram finalizados por meio do Acordo. Essa mobilização deve aquecer a economia em 2022, “Já é nítido o aumento de poupadores interessados no Acordo e os valores resgatados refletem diretamente na economia. Temos muitos relatos de poupadores que estão usando o dinheiro para empreender, trocar de carro e até mesmo para entrada no imóvel próprio”, garante Ana Carolina Seleme, Diretora Executiva da Febrapo.