[radio_player id="1"]
Economia S/A

Café amargo: o preço do café mais que dobrou no último ano e deve continuar subindo, diz estudo da Scanntech

2 Mins read

Como saída, consumidor brasileiro opta por embalagens menores e marcas regionais mais baratas

POR: DFREIRE Comunicação e Negócios

O café, a bebida queridinha do brasileiro, é a segunda bebida mais consumida no mundo perdendo apenas para a água, enquanto nosso país é o maior produtor de café do mundo. Porém, o “pretinho” tem sofrido constantes e agressivos aumentos de preço no último ano e, de acordo com o estudo realizado pela Scanntech, o preço em fevereiro fechou 69% acima de fevereiro do ano passado. Com isso, o consumo de cafés durante o mês de janeiro e fevereiro deste ano retraiu -5% contra o mesmo período de 2021, e as vendas em valor aumentaram +58%.
Se em 2020 a bola da vez foi o arroz, em 2021 foi a vez do café e de acordo com o estudo, o valor deve continuar subindo. “Mesmo com aumentos tão fortes do preço nos supermercados, vemos na análise que o preço da saca de grãos verdes já teve um aumento ainda mais agressivo nestes últimos 2 anos, indicando que os preços nas gôndolas ainda não chegaram ao seu limite e isso é bastante preocupante, já que vimos que quando cafés torrados, moídos e em grãos ultrapassam a marca dos R$ 25/Kg é quando a curva de consumo sofre a maior desaceleração”, comenta Priscila Ariani, Diretora da Scanntech, responsável pela análise.
O levantamento revela ainda que desde março de 2021 o café vem aumentando o faturamento baseado em aumentos de preços, mas o consumo retrai a partir de agosto, mesmo sendo a bebida queridinha dos brasileiros. O café Torrado e Moído e Grãos (TM&>) representa 88% do faturamento da categoria em 2022 e é o grande vilão em preços (+79%). Já o café em cápsulas que era a estrela do segmento por oferecer praticidade e muita margem ao varejo, mesmo tendo menor aumento de preço apresenta maior retração em volume (-8,7%) com a volta ao trabalho presencial e a redução do consumo deste tipo de cafés em casa.
Na tentativa de driblar a crise, o consumidor brasileiro tem optado por comprar café TM&> em embalagens menores de 250g ao invés de 500g. As marcas regionais que são em média 14% mais baratas que as nacionais também ganharam mais espaço nos carrinhos do consumidor, mesmo que tenham aumentado seus preços de forma mais agressiva que as marcas nacionais (+83%). No Nordeste, as marcas regionais já tinham uma presença forte.

Em relação às preferências do consumidor, café solúvel é mais forte no Nordeste e no Sul quando comparado com as outras regiões. O Estado de São Paulo se destaca no consumo de cafés em cápsulas, representando 50% do volume comercializado, seguido da região Sul com 27% do volume.
A região que contempla os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais é onde TM&> tem a maior predominância, com 96% do mercado. As diferenças regionais de consumo se dão pelo hábito do consumidor.


Sobre a Scanntech

A Scanntech é uma plataforma de dados granulares e acionáveis, que aumenta a eficiência do Varejo, orientando através de inteligência de mercado decisões como comparação de preços, ajuste de mix de produtos e criação de ofertas e promoções de forma ágil e precisa.

Com 29 anos de experiência, a Scanntech conta com mais de 500 colaboradores em mais de 5 países. No Brasil desde 2013, a plataforma da companhia possui uma cobertura de mais de 27 mil lojas, incluindo 400 das top 500 redes do País.

Related posts
Economia S/A

Contribuinte não precisa fazer o recolhimento de custas para promover cumprimento de sentença contra a Fazenda Pública, decide TJSP

1 Mins read
Se consolidado, o novo entendimento terá grande impacto para os credores Uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de São Paulo pode…
Economia S/AFinançasLinhas de Créditos

5 maneiras para aumentar o score e conseguir boas oportunidades de crédito

2 Mins read
Especialista da Geru, fintech do grupo Open Co, fala sobre impacto de baixa pontuação no acesso a recursos financeiros para custear objetivos…
Economia S/AEventosFranquia

OdontoJoy celebra parceria de sucesso com Danilo Gentili

2 Mins read
A OdontoJOY, referência em odontologia moderna e inovadora, anuncia o sucesso do evento realizado ontem, 20 de março de 2024, no espaço…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.