[radio_player id="1"]
Economia S/A

Campanha ‘Educação Financeira contra o Racismo’, da NoFront, está na reta final

2 Mins read

A iniciativa visa alcançar lideranças periféricas para propagar saberes em economia nas comunidades

POR OLIVER PRESS

A NoFront – Empoderamento Financeiro está no seu segundo ano da campanha ‘Educação Financeira contra o Racismo’, através do Matchfunding Enfrente – organizada pela Fundação Tide Setubal, em parceria com a Benfeitoria. O projeto dará continuidade a promoção do protagonismo negro, dentro das periferias, através da educação financeira e econômica.

Com encerramento em 10 de dezembro, a campanha que visa oferecer formações gratuitas em educação financeira a pessoas de grupos minorizados e em vulnerabilidade social arrecadou, até o momento, 43% de sua meta de R﹩ 90 mil. Caso o objetivo não seja alcançado, nenhum valor poderá ser revertido pela NoFront, pois a campanha é “Tudo ou Nada” .

A proposta do programa ‘Educação Financeira contra o Racismo’ se debruça sobre a construção de estratégias de letramento e empoderamento econômico, gratuitos, em prol da base da pirâmide social composta por mulheres negras e indígenas (cis e trans), pessoas desempregadas, mães e pais solo, comunidades tradicionais e coletivos LGBTQIA+. É com o olhar sensível sobre questões raciais e de gênero, que a NoFront democratiza o conhecimento e facilita o acesso de todes.

Através deste projeto, a NoFront segue no combate de problemas estruturais: interromper o ciclo da pobreza e fortalecer a construção de redes colaborativas que transformem narrativas entre as periferias brasileiras e diaspóricas. “Queremos recuperar valores africanos distorcidos durante a história, exaltar a conexão com a prosperidade e seguir no comando das nossas vidas como pessoas negras motivadas, amparadas e vivas”, diz Gabriela Chaves, fundadora da NoFront.

E para que tudo aconteça, a NoFront precisa da colaboração daqueles que se reconhecem antirracistas, para a construção de um futuro próspero para a população negra e periférica. A cada R﹩1 doado, o Fundo Enfrente aporta mais R﹩ 2, triplicando a arrecadação. O valor total chegará aos R﹩ 90 mil. “Caso o objetivo não seja alcançado, nenhuma quantia será revertida ao projeto ‘Educação Financeira contra o Racismo’. Precisamos dar continuidade às ações sociais propostas. Essa luta é de todes!”, afirma Gabriela Chaves.

O que a NoFront fará, em 2022:

Programa de letramento econômico de lideranças periféricas

Programa de formação em Economia Política, relações raciais e de gênero. Irá instrumentalizar grupos e coletivos com atuação política (institucional ou não, independente de filiação partidária) com conhecimentos sobre Macroeconomia, fundamentos econômicos e princípios da Economia Política. O foco é formar lideranças periféricas que repliquem os saberes dentro de suas comunidades. Essa formação se somará à formação em planejamento financeiro pessoal e realizada em articulação com intelectuais negros.

I Festival de Economia Criativa da Diáspora

Produzido pela periferia e para a periferia, em 2022 será proposto o I Festival de Economia Criativa da Diáspora. Com os recursos captados na campanha, será realizada a primeira edição online do evento que irá propor discussões sobre possibilidades econômicas de cooperação entre as populações descendentes da diáspora.

Sobre a NoFront:

Fundada por Gaby Chaves, economista negra e periférica de 27 anos, a NoFront é uma plataforma multitecnologias, de impacto social, que propõe democratizar o campo estratégico para o combate das desigualdades estruturais: a economia. É uma iniciativa com 3 anos de experiência na produção de metodologias de ensino de finanças pessoais e economia, para grupos em situação de vulnerabilidade. Já formou mais de 5000 pessoas em todo o país, com método inovador: fala sobre dinheiro a partir de músicas do RAP.

Serviço: Campanha ‘Educação Financeira contra o Racismo’ da NoFront – Empoderamento Financeiro

Data: 11/11 a 10/12

Materiais de divulgação na imprensa:

Crédito: divulgação
Related posts
Economia S/A

Alta do dólar redefine estratégias empresariais no Brasil e impulsiona setores de Luxo e Exportação

4 Mins read
Enquanto a valorização da moeda americana aumenta custos para indústrias dependentes de importação, novos horizontes surgem para o mercado de luxo e…
Economia S/A

O Vilão do Crédito: Como as compras de final de ano comprometem o orçamento

2 Mins read
Com a chegada das festividades de fim de ano, como o Natal e o Ano Novo, os brasileiros são tentados a gastar…
DestaquesEconomia S/ANegócios

Supermercados Pague Menos expande presença no Estado de São Paulo

2 Mins read
Chegada a Ribeirão Preto marca novo capítulo de crescimento na história de 35 anos da rede A Rede de Supermercados Pague Menos,…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.