Foram organizadas três turmas de profissionais de diferentes estados que participaram de ações e vivências personalizadas para o segmento em que atuam
POR: Davi Paes e Lima
Além de ser uma das capitais da moda e um dos destinos turísticos mais desejados por viajantes de todo o mundo, a cidade de Paris também é uma das mais importantes referências quando o assunto é o setor de luxo. Assim, nada mais natural do que escolher a “cidade luz” – como é conhecida a capital francesa – para vivenciar experiências e formatá-las para sua utilização de acordo com as singularidades do mercado nacional.
Foi exatamente esse o programa do curso especial de imersão no mercado de luxo que a especialista no setor, a empresária catarinense radicada em São Paulo Manu Berger, finalizou na última semana na capital francesa. Elaborado por meio de uma metodologia inovadora, as temáticas e experiências tinham como foco as nuances do setor de atuação dos participantes. Para que as experiências fossem ainda mais singulares e customizadas, as participantes, vindas de estados como Paraná, São Paulo, Espírito Santo e Goiás, foram divididas em três turmas.
Imersões personalizadas
Na primeira turma estavam Maya Mattiazzo, Evely Antonielle e Elines Couto, e a proposta da capacitação visava uma imersão no conceito de luxo do ponto de vista francês. Nesse sentido, uma das primeiras ações foi a visita à loja da Panerai, marca ícone do setor. As participantes tiveram o privilégio de estar entre as primeiras pessoas no mundo a conhecer a coleção Luminor Due. Em seguida, foi realizado um tour guiado pela galeria Printemps, um dos endereços mais exclusivos do luxo parisiense onde foi possível conhecer detalhes da arquitetura do espaço.
A primeira turma teve, ainda, a oportunidade de frequentar uma aula sobre chás com a naturóloga Rochelle Virmond, que explicou como o consumo da bebida está inserido no lifestyle dos franceses e como apreciar um sabor indicado para o equilíbrio da saúde durante o outono. Por fim, todas participaram de uma aula de yoga no entorno da Torre Eiffel ministrada pelo mestre Goura Avatara; na ocasião, utilizaram roupas da Rowa, ressaltando as conexões entre o luxo e a qualidade de vida.
A segunda turma contava com a participação de Mariana Penteado, Beatriz Abadia, Daniele Cavallini e Renato Bozi, tendo como foco as experiências relacionadas ao mercado da alta joalheria. Os participantes também realizaram uma visita à galeria Printemps, com foco nas lojas especializadas no segmento de joias, e à loja da Panerai, para conhecer mais sobre a marca. Detalhes do atendimento, do tratamento com os clientes e a exclusividade das peças comercializadas foram alguns dos pontos observados. Para completar a experiência, foi realizada uma série de visitas a fornecedores, lojas e endereços específicos relacionados ao segmento de joias, para o fortalecimento do networking e a ampliação do conhecimento sobre as tendências do setor.
Mercado de luxo e a construção civil
Tendo como foco o segmento da construção civil, a terceira capacitação foi ministrada de forma particular e exclusiva para Aurea Degani, profissional renomada na área. Foi realizada uma caminhada pelos arredores parisienses em que foi analisado como a arquitetura de luxo se manifesta na cidade. Para potencializar a experiência, uma visita ao tradicional Hotel Ritz para conhecer detalhes da decoração e, também, uma visita à Moschino, onde ciceroneada por Manu Berger conheceram uma coleção exclusiva da marca inspirada no universo home décor. A imersão capitaneada pela especialista em mercado de luxo finalizou com as visitas à galeria Printemps e à loja da Panerai, visando principalmente os diferenciais da decoração e a montagem dos ambientes.
De acordo com Manu Berger, que além de atuar com mentorias personalizadas já lançou dois livros sobre o segmento, como a obra “7 anos de luxo em 70 artigos”, disponível na Amazon, “o principal diferencial desses cursos é justamente a possibilidade de realizarmos ações customizadas, atendendo de forma específica cada um dos nichos de mercado dos participantes. Assim, a vivência das experiências foi potencializada de forma máxima”. “Tomar um café no Hotel Ritz, por exemplo, é sim uma vivência luxuosa, porém, entender a importância histórica do hotel ou como o lifestyle francês contribui para os bons resultados do mercado de luxo são conhecimentos que só são possíveis transmitir por meio de um planejamento de atividades customizadas e exclusivas. E foi isso que tivemos o privilégio de proporcionar na última imersão”, finalizou Manu Berger.