Por: Bradart Comunicação & Marketing
Buscar alternativas para a economia familiar é fundamental, e para economizar é preciso que as famílias tenham conhecimento das possibilidades oferecidas pelo mercado, e pesquisar é sempre fundamental. Uma das alternativas que tem crescido bastante como aposta na economia doméstica são os Clubes de descontos. A consultora e planejadora financeira, Renatta Gomes, fala sobre este canal de economia e ainda dá dicas para economizar, confira:
De acordo com a especialista, uma das bases para a economia doméstica antes de fazer qualquer investimento, por menor que seja o valor, é pesquisar os preços. E nos dias atuais ela afirma ser possível realizar essas buscas, seja por aplicativos online, que podem nos auxiliar nesse trabalho, seja na tradicional busca na internet. Com uma boa rastreada, a economia pode chegar até 60% do valor do produto.
Ao ser perguntada sobre como uma família pode buscar a economia doméstica, uma das dicas é cortar os supérfluos. “É importante saber priorizar o que é necessário. Cortar o desnecessário para o momento atual, claro, respeitando o estilo de vida da família. Mas, é preciso avaliar as contas que podem te levar ao buraco, que podem ser a TV a cabo, planos de telefonia e serviços de assinatura. É preciso também, dar a máxima atenção às despesas variáveis, por exemplo: Contas de água, luz, supermercado. Neste caso, a melhor decisão é sempre optar pelo consumo consciente”, conta.
Uma opção ainda nova para muitos, mas, que ela acredita que seja interessante, são os clubes de vantagens. Renata explica que estes clubes têm ganhado espaço no mercado e as empresas incentivam a fidelização dos clientes. De acordo com a profissional, a grande vantagem desse programa é o recebimento de ofertas com descontos expressivos que podem ser de 50% a 70% de desconto na aquisição de determinados produtos.
Mas, ela alerta: “Na busca por economia o mais importante é se atentar às armadilhas do consumismo, pois muitas vezes o produto alvo de desejo do consumidor pode não estar com preço atraente ou nenhuma promoção. Use as promoções ao seu favor, consumindo o que é importante”, conta.
O Meu Clube Care, clube de descontos lançado no início do ano, que oferece serviços de atendimento médico com preços acessíveis, além de descontos em farmácia, entre outros importantes serviços, tem recebido diversos clientes e empresas sem plano de saúde, que desejam um mecanismo de economia para o dia a dia.
Para os sócios, Humberto Morel e Wagner Finetto, os tempos difíceis com a queda na renda do brasileiro e a qualidade de vida reduzida de forma drástica, mudaram o comportamento dos consumidores, e obter desconto na compra de itens que não podem faltar na rotina diária, para ter uma condição de vida melhor, tem sido prioridade. Por isso a empresa foca em serviço que busque descontos em necessidades que não se deve abrir mão na hora de economizar, como: Atendimento médico, desconto em farmácia, seguros de vida, carro, até academia, entre outros benefícios.
A empresa tem logrado êxito, e fechado ainda mais parcerias, para somar na economia familiar.
Renatta Gomes, finaliza dando ainda mais dicas para a economia das famílias:
“O primeiro passo para uma família economizar é começar pela organização. O ideal é fazer um levantamento de todas entradas e saídas no orçamento familiar. Ao organizar as finanças o mapeamento financeiro ficará mais claro, a partir daí a família saberá quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas”. Conclui.