POR: Marcio Candido
É assunto que esta na boca de todos no momento e que tem assustado a todos os habitantes do nosso país e em outros também. Mas quais os impactos que haverá na economia e no nosso cotidiano?
Infelizmente o impacto será muito grande, não sei se iram se lembrar da paralisação dos caminhoneiros, mas é algo muito pior porque a escala é global, e no nosso caso dos caminhoneiros foi apenas no nosso quintal. E lembre-se como foi extremamente difícil.
Vamos falar de forma mais ampla para termos uma visão de como estão as coisas e como podem ficar. Hoje os pequenos comércios e serviços que tem dificuldades em girar seus negócios estão fadados e fechar porque a economia esta caminhando pra um estado de atenção que ao me ver é extremamente preocupante.
O governo planeja suspender o recolhimento de impostos por 3 meses, ou seja jogando para os meses que viram estes impostos. Será que irá resolver? Mas vamos pensar um pouco fora da caixinha. O empresário que tem 3 funcionários e paga para cada um deles R$ 1.000,00, o governo suspenderá o recolhimento das contribuições neste primeiro momento porém virá nos meses subsequentes, porém o pagamento do salário dos funcionários caberá ao empresario custear, e de que forma, sendo que a economia estará estagnada e neste momento a economia não esta girando, e não haverá dinheiro em circulação.
Portanto para a economia ter um novo UP, medidas mais eficazes terão que ser adotadas para que os pequenos e médios empresários possam ter capacidade financeira para suportar tal período negro e poder honrar seus compromissos e poder manter suas portas abertas.