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Diferenças entre líder e chefe: quais são e como lidar

6 Mins read

POR: PineApple Hub

Marcelo Furtado, CEO da Convenia

No mercado de hoje, é comum escutar que, para motivar e influenciar colaboradores, o ideal é ser um bom líder e não um bom chefe. Pode parecer confuso à primeira vista, mas a afirmação faz sentido, tendo em vista que para inspirar funcionários é preciso incentivá-los, e não abusar do poder de comando para “ordenar” tarefas e cobrar resultados.

Mas, como identificar diferenças entre líder e chefe? Nem sempre é fácil distinguir as diferenças entre ser um líder e um chefe quando se está em um cargo de gestão, por isso uma reflexão é fundamental para entender para qual lado a sua atuação está mais tendenciosa.

Quando o chefe não é líder?

Liderar talvez seja uma das coisas mais difíceis, porque nem todos possuem tal habilidade. O chefe não é um líder principalmente quando não estimula o crescimento de sua equipe. Um bom líder é aquele que sempre está delegando novas responsabilidades e incentivando seus funcionários a serem criativos e inovadores.

Não saber ouvir é outra característica que mostra quando um chefe não é um líder. Em contrapartida, estar aberto a ouvir e ter em mente que mesmo com uma posição superior, não detém todo conhecimento e sempre pode aprender com a equipe é uma das atitudes que ressaltam a habilidade de liderança.

Quais são as diferenças entre líder e chefe?

• Eu simplesmente falo com meus colaboradores ou, de fato, os escuto e compartilho ideias com eles?

• Eu simplesmente delego tarefas e cobro resultados da minha equipe ou tento motivá-los para atingirmos objetivos em comum?

• Meus funcionários têm medo de mim ou se sentem valorizados por mim, tanto no sentido profissional como no pessoal?

A resposta para as três perguntas acima compõem uma boa base para que um gestor entenda se sua atuação está no caminho certo.

E para esclarecer ainda mais as qualificações e os diferenciais de um líder de verdade, há algumas características que não podem deixar de ser citadas.

Características do chefe

• O chefe grita ordens, se portando como alguém superior, com quem seus colaboradores não possuem abertura;

• O chefe ordena a execução de trabalhos;

• O chefe já “sabe de tudo”, e não escuta e não percebe o talento que a equipe tem a oferecer.

Características do líder

• O líder trabalha junto com os funcionários em busca de um objetivo em comum;

• O líder se preocupa em saber se a equipe tem todas as ferramentas para executar aquela função e oferece suporte para tal;

• O líder está sempre aberto para novas informações e aprendizados que pode obter com todos à sua volta.

Como essas duas formas de gerir uma equipe podem afetar seus desempenhos e seus resultados?

• Principais características da gestão horizontal e vertical

A chefia e a liderança tomam como base estilos de gestão. As ações tendem a inclinar para vertical ou horizontal, ou seja, dando liberdade e envolvendo a equipe na tomada de decisão, ou centralizando e mantendo autoritarismo para com os subordinados.

• Gestão Vertical

Predominantemente utilizada pelos chefes , o conceito de gestão vertical diz respeito a uma estrutura tradicional de uma empresa. Não apenas cadeias de comando, ordens e restrições, o autoritarismo e a falta da figura do líder são as maiores evidências da sua aplicação.

• Uma organização verticalizada, com cadeias de comando superior, média e inferior;

• Os chefes administram as informações, enquanto a equipe cumpre as ordens estabelecidas, permanecendo em constante monitoramento;

• A comunicação nesse ambiente tem como característica ser um pouco lenta, pois se deve obedecer todas as cadeias de comando;

• Uma vantagem é que esse tipo de estrutura tem facilidade em delegar tarefas e coordenar a equipe, com essa forma de organização estrutural. Cada funcionário tem suas obrigações bem estabelecidas;

• A desvantagem se apresenta quando o líder não é preparado. Há uma dependência muito grande por parte da equipe à figura do líder.

Gestão Horizontal

A desconstrução do modelo vertical se torna necessária com a modernização das organizações. A nova liderança trouxe a horizontalidade das empresas que há muito tempo eram dominadas pela centralização. Utilizado pelos líderes, o modelo horizontal possui um conceito mais informal, pois opera de forma mais autônoma.

• A cadeia de comando se apresenta mais flexível. A equipe tem autonomia para tomar suas próprias decisões;

• Nesse modelo de gestão os funcionários são incentivados e capacitados a tomarem decisões e terem mais responsabilidades, procurando a gerência para questões muito importantes;

• O ambiente em equipe se torna agradável e colaborativo, estando suscetível a criarem em conjunto as soluções para cada problema;

• A comunicação neste tipo de gestão se apresenta mais fluida e natural.

Como ser um líder inspirador e humano?

A liderança inspiradora tem tomado conta das organizações. Esse modelo de gestão é responsável por impactar e impulsionar as equipes. Para se tornar um líder inspirador, é necessário abrir mão da chefia e trabalhar em equipe, mas como?

1. Apresentar empatia pela equipe de trabalho

Um líder inspirador é aquele que sabe ouvir e entender cada membro da equipe, tendo consciência que possui diferentes pessoas com formas distintas de se comunicar. Ele precisa conseguir se comunicar com cada uma delas em suas formas, sendo gentil e colocando-se sempre no lugar do outro.

2. Permitir as contribuições da equipe

Aquele que exerce liderança e deseja se tornar um líder inspirador, deve ter a capacidade de inspirar os membros a serem criativos e inovadores, dando a oportunidade de todos contribuírem com suas ideias. Um líder inspirador está sempre incentivando sua equipe a sair de sua zona de conforto, para que tenham a maior participação possível das ideias.

3. Exercer a descentralização do poder

No modelo antigo de gestão empresarial, o chefe era o detentor do poder que ordenava, atribuía as funções e tomava todas as decisões. A descentralização é quando esse poder, antes focado em apenas uma pessoa, passa a ser dividido com a equipe. O líder deve confiar nos membros do seu time, e dar o suporte necessário para que eles venham a agir com autonomia.

4. Manter uma boa comunicação com os liderados

Uma boa comunicação é a base para um ambiente de trabalho agradável e colaborativo. Um líder inspirador deve dedicar parte do seu tempo para conhecer sua equipe, demonstrando um interesse genuíno – entendendo que cada pessoa possui histórias, ambições e sonhos diferentes, para ganhar a confiança de seus liderados, ajudando cada um a alinhar seus objetivos com os da empresa. Outra habilidade importante é ser um motivador. Uma equipe constantemente motivada procura se desafiar mais, obtendo melhores resultados.

5. Identificar e desenvolver outros líderes

Um líder inspirador conhece bem sua equipe e está sempre motivando e incentivando os colaboradores a assumirem novas funções. Reconhecer quem possui o potencial para exercer tal função é, ajudar a desenvolver tais habilidades, sendo sempre um exemplo é uma das características e principais habilidades.

6. Reconhecer e recompensar a equipe

Todo líder que deseja ter um ambiente de trabalho positivo, e que procura cooperatividade e engajamento por parte de seus funcionários, deve reconhecer e recompensá-los. Essa estratégia trará inúmeros benefícios para a forma com que sua equipe irá se comportar. Não somente a remuneração tem importância, mas o sentimento de ser reconhecido por seu bom desempenho fará com que sua produtividade aumente. Alguém motivado e engajado realiza seu trabalho com muito mais zelo e eficiência, o que refletirá não somente no trabalho individual, mas no desenvolvimento de toda a equipe.

7. Ser o exemplo do que deseja ver

Desde crianças nos moldam por meio dos exemplos ao longo de nossas vidas e no meio empresarial não é diferente. Um líder deve ser um exemplo a ser seguido. Todos os valores e a cultura da empresa devem ser defendidas por ele não somente em palavras, mas em ações, conduta, ética, empatia, comprometimento e humildade.

SOBRE A CONVENIA

Fundada em 2012 pelos sócios Marcelo Furtado, Rodrigo Silveira e Anderson Poli, a Convenia é uma HRTech com soluções voltadas para otimização de tempo e custos de empresas. O objetivo é trazer alta tecnologia para o setor de RH, de forma acessível e prática, economizando tempo das empresas com rotinas operacionais e destinando-o para as pessoas. Atualmente, os produtos abrangem folha de pagamento, contratação e gestão de benefícios e departamento pessoal, onde se pode gerir todos os funcionários em um sistema em nuvem.

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