[radio_player id="1"]
Finanças

EMPRESÁRIOS PRECISAM FICAR ATENTOS SOBRE APROPRIAÇÃO INDÉBITA

1 Mins read
Apropriação indébita, é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário.

 POR:  Jaqueline Santos – jspress.com.br

No nosso caso vamos tratar de impostos retidos por empresários, tanto de empregado, quanto de fornecedores de serviços. São os famosos impostos retidos na fonte, cujo empresário que o esteja retendo tem a obrigação de recolher esses valores aos cofres públicos, pois ele atua como um mero intermediário, retendo e repassando para o Estado.

Apropriação indébita é portanto, o não recolhimento aos cofres públicos destes valores, onde o empresário com essa atitude se apodera de bem que não lhe pertence, ficando sujeito a esse crime constante em nosso código penal.

A Receita Federal está dando prazo até 30/11/2019, para que o contribuinte regularize o recolhimento dos tributos federais. O não recolhimento sujeita o contribuinte a autuação, e a multas que podem variar de 75% a 225%, e pode ainda sujeitar os sócios da empresa a responder por crime contra a ordem tributária por apropriação indébita.

Como já vimos, ocorre que esses impostos retidos na fonte não são de propriedades da empresa que faz a retenção, é um dinheiro que deixa de ir para os empregados e fornecedores, e é retido através da empresa, que se torna a guardiã e responsável pelo recolhimento destes valores aos cofres da união.

Lembramos que os impostos retidos na fonte de terceiros, não estão sujeitos a parcelamento, segundo Instrução da Receita Federal, devendo ser recolhidos integralmente aos cofres públicos.

Agora que você já sabe das implicações legais, corra, e aproveite o prazo para regularizar sua situação perante a Receita Federal do Brasil.

 Carlos Roosevelt Scagnolato, diretor técnico da Conceitos Gestão Empresarial

Related posts
Finanças

Golpe do falso leilão: Banco XP é obrigado a devolver dinheiro para vítima

2 Mins read
Advogado Fabricio Posocco provou que a instituição financeira foi responsável pelo crime ao permitir que falsários abrissem conta corrente e recebessem os…
Finanças

Com regulação do sistema financeiro, fintechs devem ter oportunidades no mercado

3 Mins read
Confiança de investidores, competitividade e suporte no crescimento sustentável de empresas estão entre os principais benefícios do estabelecimento das normas  Neste ano,…
Finanças

Linhas de crédito oferecem fôlego para quitação de dívidas

2 Mins read
Especialista dá dicas para as empresas honrarem compromissos financeiros, como o 13º salário de seus colaboradores Final de ano é tempo de…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.