[radio_player id="1"]
Finanças

EMPRESÁRIOS PRECISAM FICAR ATENTOS SOBRE APROPRIAÇÃO INDÉBITA

1 Mins read
Apropriação indébita, é o crime previsto no artigo 168 do Código Penal Brasileiro que consiste no apoderamento de coisa alheia móvel, sem o consentimento do proprietário.

 POR:  Jaqueline Santos – jspress.com.br

No nosso caso vamos tratar de impostos retidos por empresários, tanto de empregado, quanto de fornecedores de serviços. São os famosos impostos retidos na fonte, cujo empresário que o esteja retendo tem a obrigação de recolher esses valores aos cofres públicos, pois ele atua como um mero intermediário, retendo e repassando para o Estado.

Apropriação indébita é portanto, o não recolhimento aos cofres públicos destes valores, onde o empresário com essa atitude se apodera de bem que não lhe pertence, ficando sujeito a esse crime constante em nosso código penal.

A Receita Federal está dando prazo até 30/11/2019, para que o contribuinte regularize o recolhimento dos tributos federais. O não recolhimento sujeita o contribuinte a autuação, e a multas que podem variar de 75% a 225%, e pode ainda sujeitar os sócios da empresa a responder por crime contra a ordem tributária por apropriação indébita.

Como já vimos, ocorre que esses impostos retidos na fonte não são de propriedades da empresa que faz a retenção, é um dinheiro que deixa de ir para os empregados e fornecedores, e é retido através da empresa, que se torna a guardiã e responsável pelo recolhimento destes valores aos cofres da união.

Lembramos que os impostos retidos na fonte de terceiros, não estão sujeitos a parcelamento, segundo Instrução da Receita Federal, devendo ser recolhidos integralmente aos cofres públicos.

Agora que você já sabe das implicações legais, corra, e aproveite o prazo para regularizar sua situação perante a Receita Federal do Brasil.

 Carlos Roosevelt Scagnolato, diretor técnico da Conceitos Gestão Empresarial

Related posts
FinançasTecnologia

Tendências: 3 soluções financeiras digitais que ganharão força em 2025

3 Mins read
Para Clayton Ricardo, CFO da  Idea Maker, Embedded Finance, Finance-as-a-Service e blockchain estarão ainda mais em alta no próximo ano O setor…
Finanças

Com aumento de brasileiros negativados, mercado de recuperação de crédito precisa inovar 

2 Mins read
Com a alta da inadimplência, instituições financeiras precisam de soluções mais sofisticadas para evitar prejuízos  O número de pessoas negativadas no Brasil…
Finanças

Estudo aponta que brasileiros confiam mais no setor financeiro do que na indústria de alimentos para envelhecer melhor

3 Mins read
Enquanto 45% da população acredita na área de finanças para maior qualidade de vida, somente 37% conta com o ramo alimentício Pensando…
Fique por dentro das novidades

[wpforms id="39603"]

Se inscrevendo em nossa newsletter você ganha benefícios surpreendentes.