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Economia S/A

Empresas se reinventam na crise e lançam ações para driblar a ansiedade dos colaboradores

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Medidas vão desde de terapia online a aulas de meditação, Yoga e Happy Hour por videoconferência

Por: Vcrp Brasil

O home office ainda é novidade para muitas empresas no Brasil. O distanciamento social incentivou muitos profissionais de Recursos Humanos a adaptarem rapidamente o trabalho remoto. O desafio é manter as conexões e a produtividade em alta. As reuniões viraram videoconferências, e a criatividade vem sendo testada para garantir a motivação dos colaboradores. A preocupação também é com o bem-estar e com a saúde do time, afinal o Brasil é o país com mais ansiosos no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com o transtorno. Em tempos tão complicados, é preciso se reinventar para não cair em depressão.
Aulas de ginástica laboral, Happy Hour, terapia e meditação estão entre as medidas tomadas por algumas empresas em prol de seus colaboradores. Confira:

Badoo
Badoo, maior app de relacionamentos do mundo, criou diversas iniciativas, como aulas de Yoga e Meditação por chamada de vídeo. Eles também lançaram uma lista com canais no YouTube e IGTV com atividades como dança, funcional e exercícios leves para fazer em casa. Além disso, os colaboradores da empresa têm acesso a consultas com profissionais de saúde mental, independentemente de qual cidade a pessoa trabalha. O Badoo também criou um fundo de apoio financeiro para aqueles que não conseguem mais trabalhar devido ao momento que o mundo vive.

“A nossa rotina de trabalho ganhou um chat novo no Slack para compartilhamento de memes, fotos de pets, TikToks e tudo quanto é conteúdo para descontrair a equipe no meio de tanta notícia. E para fechar, temos um Happy Hour semanal às quintas depois do expediente com direito a participação de pets e concursos de fantasia”, conta Martha Agrícola, Diretora de Marketing do Badoo no Brasil.

Intuit Quickbooks
Intuit Quickbooks, empresa que oferece software de gestão para PME’s e contadores, implementou o “Leadership Forum”, reunião mensal que visa apoiar os líderes na gestão e gerenciamento dos times remotamente, além de coffee corners, happy hours e ginástica laboral opcionais para incentivar a integração dos colaboradores e promover o equilíbrio emocional e físico durante a quarentena. A empresa também adicionou dez dias no projeto interno de folgas e enviou materiais de escritório para que todos pudessem manter a rotina com o mínimo de impacto.

“Temos trabalhado com diferentes iniciativas para manter nosso time integrado e ajudar aqueles que estão sentindo falta da conexão humana do escritório. Além disso, temos incentivados os nossos colaboradores a preservarem seu tempo pessoal, estruturando suas agendas para adaptar aos momentos que precisam estar com filhos e família ou em outros afazeres domésticos”, comenta Lars Leber, country manager da Intuit Quickbooks no Brasil.

Grupo Nexxera
O Grupo Nexxera criou o programa People Care com o objetivo de impactar positivamente no bem-estar dos colaboradores, promovendo espaços de escuta ativa. Ele é voltado ao cuidado, servindo como prevenção e autoconhecimento. Um momento para ouvir e fortalecer as relações que são construídas dentro do ambiente organizacional. É realizado por meio de conversas onlines com os colaboradores, que podem ocorrer em qualquer dia da semana. É possível falar sobre tudo: vida pessoal, carreira, família, orientação profissional, o colaborador é quem escolhe.

“Nossa maior preocupação como empresa era estar próximo de nossos colaboradores nesse novo modelo de trabalho e continuar a ser um RH presente e próximo de todos. Por isso, a primeira semana de home office foi dedicada a adaptar nossos processos e pensar maneiras de continuar nossa relação com o colaborador. Outra preocupação era as complicações emocionais que o isolamento poderia gerar nos nossos colaboradores e, por isso, aceleramos o lançamento do Programa People Care”, explica Scheila Dallagnol, Gerente de DHO.

Uffa
Toda sexta-feira, os colaboradores do Uffa.com.vc, plataforma de renegociação de dívidas e concessão de créditos pela internet, recebem o Kit Guloseima em horários similares para o bate-papo semanal. A entrega é programada pelo iFood. Além disso, foi criado um workspace virtual, em que o time fica conectado por área, e também é oferecida psicologia online para aconselhamento pessoal.

“Os novos métodos de gestão e de processos recém implantados ajudaram a melhorar a produtividade na nossa empresa. O resultado foi um time 16% mais produtivo durante a quarentena”, conta Ana Pisaneschi, CEO do Uffa.com.vc.

M2M
A empresa de tesouraria SaaS, M2M disponibilizou teste do Covid-19 para funcionários e familiares que apresentarem os sintomas, e todo o custo do teste é feito pela M2M. A empresa também passou a oferecer psicologa online para aconselhamento pessoal para os funcionários e familiares.

“Esperamos que nossos colaboradores tenham superado esse momento sem consequências negativas para sua saúde física e mental, por isso as ações preventivas e de suporte no momento. Como lição podemos dizer que provavelmente o home office estará mais presente na nossa dinâmica de trabalho do que antes, que era apenas esporádico”, conta Rodrigo Amato, CEO da M2M.

OiMenu
Startup de cardápios digitais, o OiMenu oferece meditação todos os dias antes dos colaboradores começarem o expediente. A gerência da empresa se conecta com a equipe comercial por videoconferência para fazerem exercícios de relaxamento e práticas mentais e espirituais, com o objetivo de auxiliar na redução da ansiedade e melhorar o foco do time durante o dia.

“Estamos tentando extrair apenas o lado bom dessa situação, sendo extremamente positivos em nosso convívio remoto. Algumas lições estão sendo tiradas? Sim, de que sozinhos não somos nada, e uma empresa acima de tudo é composta de pessoas. Se cuidarmos e ajudarmos uns aos outros chegaremos em nosso planejamento programado. Com certeza, sairemos muito mais fortes e unidos após tudo isso”, diz Isaac Paes, CEO &Co-founder do OiMenu.

English Live
Maior escola de inglês online do mundo, a EF English Live envia comunicados com dicas de home office, como alimentação, rotina e filho para todos os colaboradores. Toda segunda e quinta-feira o parceiro ReabFisio dá aulas de exercícios respiratórios e ginástica laboral. O Happy Hour e o momento do café também são feitos por videoconferência. Além disso, os colaboradores também recebem orientação psicológica, financeira, jurídica e social.

“Trabalhar em casa por muito tempo pode ser desestimulante, e isso afeta o rendimento e o ânimo da pessoa, principalmente da área comercial que necessita de motivação extra. Nossa maior preocupação sempre foi a saúde mental dos colaboradores e por isso reforçamos a comunicação online e nos permitimos fazer técnicas de respiração e Happy Hour online”, conta Wagner Domingues, Diretor de Pessoas da English Live

Creditas
Cada um na sua nave sem abrir mão do aprendizado. Foi a partir desse pensamento que que a Creditas, principal plataforma online de crédito com garantia do  Brasil, iniciou o programa “Quarentraining”. Idealizado pela universidade interna, Creditas Academy, diariamente são realizados treinamentos online sobre diversos temas – tanto sobre o business, mercado, quanto dicas para uma saúde mental e produtividade no trabalho remoto. Mesmo distantes, os colaboradores podem se desenvolver em conjunto engajando, praticando e preservando os valores de cultura e marca empregadora da fintech.

Outra iniciativa é o Meditas, programa de meditação que já existia e continua de forma online. As aulas acontecem toda semana em diferentes horários para os colaboradores encaixarem na rotina. “Pra não me deixar levar por tudo o que está acontecendo (e não pirar!), essas ações internas tem sido uma ótima saída.Participar das meditações online, que acontecem no horário de almoço e no final do dia tem sido uma calmaria em meio ao caos, e sempre que termino uma meditação, consigo voltar para o trabalho mais tranquila e focada no que preciso fazer. “ conta Júlia Cristina de Oliveira, analista de CRM.

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