Esportes

História de sucesso: Como surgiu o maior portal de Olimpíada e Paralimpíada do Brasil e qual a sua importância para o esporte brasileiro?

4 Mins read

Como a diferença de mais de 15 anos de idade fizeram Giovana Pinheiro (28 anos) e Fernando Gavini (44 anos) construírem a plataforma – Olimpíada Todo Dia- que trabalha com marcas como XP Investimentos, Nissan e Ajinomoto

POR: Queissada Comunicação

O que era para ser apenas um blog esportivo, se tornou o maior portal de notícias Olímpicas e Paralímpicas do Brasil. O Olímpiada Todo Dia, conhecido como OTD, foi criado pelo jornalista Fernando Gavini (44) que assistiu, durante três finais de semana, as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O brilho nos olhos pela competição e a imagem de brasileiros torcendo pelos esportistas fizeram com que o formador de opinião se incomodasse com a ausência de notícias dos atletas durante a preparação antes de ocorrer de fato a olimpíada. ” Os atletas de alto rendimento, na sua maioria, tem histórias fantásticas de superação e há todos os desafios e as bonanças que eles enfrentam de preparação em 4 anos até a próxima olimpíada. Não havia uma plataforma de conteúdo dedicada a narrar essas vivências. A cobertura, pela imprensa, era limitada durante os jogos. Foi com esse insight que comecei o OTD bancando do meu próprio bolso”, relembra Gavini, criador.

Nos primeiros 4 (quatro) meses, Gavini investia no Facebook e escrevia todos os conteúdos sozinhos. Foi neste momento que a formadora de opinião de esportes, Giovana Pinheiro, se ofereceu para ajudá-lo. ” Eu tinha 3 empregos na época, e nem pestanejei. Confiava no Gavini, fiquei apaixonada pelo projeto, e me ofereci para entrar com a força do trabalho para fazer o OTD ser reconhecido”, relembra Pinheiro, sócia-diretora do OTD, que equilibrou 3 empregos por alguns meses até a plataforma, OTD, conseguir caminhar sozinha.

Eles são como arroz e feijão: a relação de amizade e a diferença de 16 anos de idade entre os dois

A parceria entre Gavini e Giovana tomou proporções, até então, inimagináveis, e a experiência de Gavini se fundiu com a energia da recém-formada em jornalismo, que também era apaixonada pelo mundo esportivo e tinha muitas ideias para o crescimento do projeto. Giovana veio agregar com toda a experiência que tinha do universo digital para o negócio, e Gavini entregou toda a sua bagagem de vivência com o esporte e na cobertura de eventos esportivos.

Além do amor pelo esporte, um outro motivo que potencializou a criação do portal foi perceber que em quase todos os veículos que cobrem a editoria esportiva, o foco se mantém no futebol. No OTD, existe a cobertura apenas de modalidades que fazem parte dos principais campeonatos mundiais, incluindo Olimpíada e Paralimpíada, e o futebol, como já é bastante saturado na mídia, só tem acompanhamento quando é do feminino ou da base.

“A nossa função é dar, através da mídia e de um acompanhamento mais próximo, visibilidade às modalidades pouco conhecidas. O esporte não precisa se limitar ao futebol e as pessoas não precisam deixar de gostar dele para praticarem ou acompanharem outros esportes. Até o laranja da nossa marca foi escolhido pensando nisso: queríamos uma cor que não fosse usada por nenhum time de futebol brasileiro e, hoje, nos fez até ser conhecidos por atletas e comissões como os ‘laranjinhas’, fazendo agora parte da nossa identidade visual”, disse Gavini, sócio-diretor da Olimpíada Todo Dia.

Durante os jogos, muitos brasileiros passam a conhecer vários atletas. Estes, por sua vez, passam por processos de treinamentos intensivos durante anos, mas que só possuem visibilidade somente a cada quatro anos. De acordo com a Spark, utilizando a Tagger Media, os atletas que conquistaram medalhas nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, apresentaram um aumento de seguidores no Instagram de até 836% após subirem no pódio.

A transmissão dos jogos proporciona, por consequência, não só a democratização do acesso à modalidades esportivas pouco conhecidas como também escancaram a sua falta de investimento. Muitas crianças e adolescentes que sonham em ser atletas olímpicos possuem, muitas vezes, seus desejos interrompidos por uma sociedade que desvaloriza o esporte e não consegue enxergar seu poder transformador.

“A nossa ideia é democratizar o esporte e trabalhar a educação desse setor. Apresentar modalidades, histórias e fazer com que o público se engaje com o tema. É preciso dar voz para que os atletas sejam ouvidos e que as modalidades cheguem ao grande público. Faz parte da nossa missão como jornalista popularizar e trabalhar o tema. Será que não tem audiência ou as pessoas não conhecem?”, relatou Giovana, também sócio-diretora da OTD.

O OTD compreende seu papel diante do cenário do esporte olímpico e paralímpico e empresas como a Nissan e a XP Investimentos, que firmaram parceria com o portal, também entendem a importância do trabalho realizado e o quanto a ação casa com seus valores, principalmente por já serem engajadas com as mais importantes causas sociais do país.

O maior portal de Olimpíadas e Paralimpíadas do Brasil realiza projetos de conteúdo costumados com as marcas, mentorias com atletas e comissões que queiram se profissionalizar, faz palestras e presta consultorias dentro de empresas e instituições, com participação de atletas que, através da sua história, buscam motivar os colaboradores, e, através da mídia, busca reafirmar suas narrativas de incentivo ao esporte.

Sobre o Olimpíada Todo Dia

Desde 2016, o Olimpíada Todo Dia, maior portal de Olimpíada e Paralimpíada do Brasil, busca, através da mídia, dar força e visibilidade ao movimento esportivo brasileiro, e faz mentoria para atletas e times que desejam se profissionalizar. Tanto quanto o ciclo olímpico, o portal acompanha, de perto, todos os detalhes da preparação dos atletas nos anos que antecedem a competição e as dificuldades financeiras para as demais competições dentro e fora do Brasil, reafirmando suas narrativas de defesa do esporte brasileiro. Acesse o site do OTD e conheça mais sobre o mundo olímpico acessando aqui!

 

Related posts
Esportes

Aos 13 anos, atleta de Colombo soma sete títulos no jiu-jítsu em primeiro ano de competições

2 Mins read
Com apenas um ano de prática no jiu-jítsu, o atleta Enzo Vinícius Cleto Ribeiro, de 13 anos, já acumula sete medalhas de…
Esportes

Divina Terra Run reuniu 550 corredores em primeira edição da corrida de rua da marca no Rio Grande do Sul

2 Mins read
Evento reuniu moradores da região para uma manhã dedicada à atividade física e ao bem-estar A primeira edição da Divina Terra Run…
Esportes

18ª Corrida Unimed Jundiaí reúne 1.300 pessoas em ação dedicada ao esporte e ao bem-estar

1 Mins read
Prova contou com corrida de 5 km e 10 km, caminhada de 5 km e percurso kids A 18ª Corrida Unimed Jundiaí…