Cidade do interior de MG, conhecida como a capital da lingerie, tem várias opções de turismo rural com montanhas cafeeiras, sítios, fazendas, estradas vicinais, casarões e cachoeiras, que enchem os olhos dos visitantes
POR: Marcela Parra
Localizada no sudoeste de Minas Gerais, pouco mais de 300km da capital paulista e cerca de 400km de Belo Horizonte, a cidade de Juruaia, enche os olhos de quem passa pela região ao contemplar suas montanhas cafeeiras, sítios, fazendas, estradas vicinais, casarões e cachoeiras.
Convidativa, é o destino certo para aqueles que buscam, entre um café vindo das montanhas mineiras e um pão de queijo quentinho, se aventurar praticando rapel, andando de bike ou fazendo trilhas. Os destinos mais buscados são cachoeira da Eufrásia, cachoeira de Itupava, Serra do Caipora e Serra da Mata.
No entanto, a campeã de visitas, é a Cachoeira da Eufrásia. Sua beleza está ao alcance dos olhos. Localizada a 16 km de Juruaia, na estrada sentido Juruaia/ Nova Resende, mesmo de longe o visitante já pode contemplar a beleza do lugar.
O local recebeu esse nome em homenagem a dona da propriedade onde está localizada, no bairro Córrego do Sino, ao lado do bairro Cachoeira. Possui uma queda d’água de 180 metros de altura e 15 metros de largura, além de dois poços de água que também são ideais para banho. Com uma bela paisagem, a Cachoeira da Eufrásia é um dos mais belos pontos turísticos da região.
Ao concluir os passeios, a cidade de Juruaia está bem estruturada para receber os turistas, até mesmo porque atrai milhares de visitantes anualmente, que vêm em busca de turismo de negócios no polo da moda íntima. Juruaia é conhecida por ser a capital da lingerie. Por isso, seus hotéis e restaurantes estão capacitados, oferecendo aconchego e dispondo de simpatia no atendimento ao público. O tempero tipicamente mineiro da comida é um destaque a parte.
Para conhecer a produção artesanal juruaiense de queijos, rapaduras, doce de leite, por exemplo, basta visitar a fanpage Rural Forte (www.facebook.com/ematermg.juruaia.7).