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Economia S/A

LGPD: sanções começam a valer e podem afetar suas vendas pelo WhatsApp

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OmniChat explica quais os desafios, o impacto da lei para o chat-commerce e como as empresas podem se adequar e evitar punições

POR: NR-7 Comunicação 

São Paulo, agosto de 2021 – A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor oficialmente em setembro de 2020 mas, a aplicação de multas começou no domingo, 1 de agosto deste ano. O prazo foi estendido buscando que as empresas se adequassem às normas previstas pela Lei; isto é, qualquer empresa que realiza cadastros com dados das pessoas, seja na internet ou não, precisa seguir a LGPD. Pensando nisso, a OmniChat, empresa líder no segmento de chat-commerce no Brasil, explica como a lei impacta comércios que utilizam meios de mensagem para vender.

“A LGPD trabalha com três princípios básicos de adoção de medidas para não ocorrer a violação de dados. Eles são os princípios de finalidade, necessidade e adequação. É uma lei que exige muitas obrigações, porém ela também dá às marcas uma oportunidade para se repensar no fluxo de dados. Para quem se adequar rapidamente à ela, já vai ter um grande diferencial no mercado”, explica Célio Leão, Data Privacy Engineer na OmniChat.

A internet não é terra de ninguém

Apesar de estarmos habituados à ideia de que a internet é uma espécie de ‘terra de ninguém’, a LGPD vem para nos mostrar a necessidade de se colocar algumas regras em sites e apps. Ao longo da última década, tivemos alguns escândalos de vazamento de dados em massa que colocaram em pauta a necessidade de assegurar a proteção das informações que são disponibilizadas online.

Um desses casos que ficou mundialmente conhecido foi o da CapitalOne em 2019. Na ocasião, os dados de mais de 100 milhões de norte-americanos e 6 milhões de canadenses foram afetados. Entre as informações afetadas estavam nome, endereço, telefone, e-mail e renda anual dos clientes.

Nesse contexto, os canais de mensageria são meios sensíveis para os usuários em relação à Lei Geral de Proteção de Dados, visto que muitas marcas têm equipes de vendas cada vez maiores, e são exigidos muitos dados para diferentes finalidades, seja para efetuar um cadastro ou fazer uma compra. Agora, mais do que nunca, as empresas precisam profissionalizar o chat-commerce da marca com uma plataforma que dê todo o suporte para a proteção dos dados dos titulares.

Apesar de uma pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral (FDC) revelar que, das 207 empresas entrevistadas, 40% reconheceram não estarem plenamente adequadas à legislação, muitas estão colocando como prioridade estar regulamentado de acordo com a lei em 2021.

“A LGPD veio para lembrar que, antes de ser um usuário na internet, aquela pessoa é o titular daqueles dados e tem o direito, agora assegurado por lei, de ter suas informações preservadas. E agora, as empresas têm o dever de cuidar do fluxo desses dados compartilhados na internet”, diz Célio e continua “A OmniChat buscou essa adequação desde o ano passado e ficamos felizes em dizer que estamos regulados, e que também buscamos ajudar o nosso leque de clientes a estarem dentro da lei, com funcionalidades específicas para proteger o banco de dados dessas empresas”, finaliza.

Sobre a OmniChat

A OmniChat é uma startup líder em chat-commerce no Brasil. Fundada em 2016, em Curitiba, pelos empreendedores Mauricio Trezub e Flávio Negrão, a empresa conta com mais de 10 mil vendedores utilizando a sua solução e já ajudou mais de 300 marcas no relacionamento com seus clientes, entre elas, Arezzo, O Boticário, Leroy Merlin, Swarovski, Marisa, Schutz, Hering, entre outras. Mais informações em: https://www.omni.chat/
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