Método une líderes e colaboradores para melhorar o clima da organização
Não raro, em ambientes corporativos, funcionários reclamam da falta de compreensão e imponência de seus gestores. Estimulado por um bom tempo a ser mais duro, esse perfil de líder afeta negativamente o ambiente, levando muitas vezes à queda na produtividade. Para esse cenário, o Blend Program, apresenta um método para transformar o clima organizacional. Inspirado na Escola Kaos Pilot da Dinamarca, o método abre uma nova via para o desenvolvimento da liderança solidária, colaboradores mais felizes e proativos, e, é claro, um clima de trabalho saudável e estimulante.
Por meio da cultura de liderança solidária e dos valores compartilhados ensinados pelo Blend Program, o gestor adquire o hábito de se colocar no lugar dos outros, sejam clientes ou pessoas da sua equipe; desenvolve ações em conjunto, aprendendo a ouvir e estar aberto a sugestões; e a viver mais sereno e cordial. “O gestor que exerce uma boa liderança contribui muitíssimo para diminuir o absenteísmo e índices de depressão e ansiedade. Estimular as pessoas a serem criativas, compreensivas e felizes deveria ser uma preocupação de enorme importância nas empresas que desejam ser referenciais em seus segmentos”, diz Lucy Mastrocola, coordenadora do programa. O resultado final é um ambiente melhor e um novo tipo de líder – dotado não só por características analítica e racional, mas emocional, comunicativa e, principalmente, empática.
Como é o programa
No total, são marcados seis encontros, de três horas para times de 8 a 14 pessoas. Conteúdos específicos serão dados para trabalhar e desenvolver habilidades pessoais, profissionais e coletivas com diferentes exercícios práticos. Um dos desafios para o Blend Team formado por líderes e colaboradores será eleger uma causa mobilizadora e planejar e executar uma ação de valor social que gere impacto para o público-alvo.
Além disso, a vivência da liderança solidária, proporcionada pelo Blend Program, oferece às equipes e seus gestores diferentes possibilidades de agir alinhando o pensamento da empresa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Pacto Global e a ampliação de ativos intangíveis.
Mais sobre Blend Program
Desenvolvido pela FOCO (Fundação Otacílio Coser), o objetivo do Blend Program é promover valor social e criar um ótimo ambiente organizacional nas empresas através de uma metodologia única, trabalhando no âmbito profissional, pessoal e coletivo. Mais informações: Blend Program
Sobre Lucy Mastrocola
Coordenadora de Projetos nas áreas de Responsabilidade Social, Educação e Meio-Ambiente da Fundação Otacílio Coser. Lucy é formada em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Meio Ambiente e Sociedade pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Além disso, possui diversos cursos de extensão como o Método “Points of You”: treinamento para facilitadores em construção de equipes e desenvolvimento de lideranças, Mediação de Conflitos e também Análise de Políticas Públicas. Sua área de atuação é voltada a Comunicação e Relacionamento Institucional, gerenciamento de parcerias, desenvolvimento de novos projetos e coordenação de equipe multidisciplinar.
Sobre a Fundação Otacílio Coser
Criada em 1999, a Fundação Otacílio Coser (FOCO) realiza programas e projetos para contribuir com o desenvolvimento da sociedade por meio de elos entre comunidades, escolas e empresas voltadas ao desenvolvimento sustentável, educação e ações de voluntariado.