*Por Samuel Ferreira, CEO da Meep
Um estudo divulgado recentemente pela Hibou, empresa de Monitoramento de Mercado e Consumo, apontou que 43% dos brasileiros pretendem viajar no fim de 2022. Por isso, os estabelecimentos comerciais, especialmente aqueles localizados em pontos turísticos, devem estar atentos ao comportamento dos consumidores. No passado, era comum as pessoas sacarem dinheiro em espécie para viajar. Contudo, com tantas facilidades digitais, os turistas deixaram esse hábito de lado para aderir a soluções mais práticas e, sobretudo, seguras.
As pessoas não sacam mais dinheiro porque têm medo de perdê-lo ou serem assaltadas. É mais simples consumir em um estabelecimento que disponibilize, por exemplo, wi-fi e aceite pagamento via QR Code, porque basta estar com o celular em mãos. Além disso, mais ninguém quer se preocupar se o local aceita a sua bandeira de cartão, muito menos um modelo de pagamento específico se já existem inúmeras opções para simplificar o processo de cobrança.
As principais tendências para 2022 são: PIX, criptomoedas, casheless via pulseira, QR Code, banco digital e carteira digital. “Quem se adaptar mais rápido, sem dúvida, lucrará bastante nas próximas temporadas de turismo”, garante Samuel.
É possível, ainda, criar soluções exclusivas que atendam à demanda do local. No parque de skate e espaço gastronômico LayBack, em São Paulo (SP), o cliente tem o conforto de visualizar o cardápio, fazer o pedido, consultar o extrato e finalizar o pagamento, por meio de aplicativo ou tablet, sem precisar sair da mesa. Tudo isso é possível graças a um sistema de gestão interno e à ferramenta cashless adotada no estabelecimento.
Logo, entende-se que garantir uma boa experiência na hora compra é tão importante quanto o produto em si, pois se trata de oferecer conforto e tranquilidade em um momento que os turistas menos querem se preocupar com aborrecimentos – as tão merecidas férias.
*Samuel Ferreira é CEO da Meep, empresa de soluções de meios de pagamentos.