POR: Alê di Lima – Yuppie Comunicação
Para a estreia dessa coluna, resolvi falar sobre o meu primeiro approach com o mercado de luxo e que me proporcionou cases de sucesso no trabalho e uma curiosidade em torno de sua obsessão: os óculos!
Afinal de contas, eles se tornaram muito mais do que um complemento do vestuário, ocupando seu próprio espaço em coleções, pontos de venda e claro, na economia mundial. Nos dias de hoje em que uma pandemia nos obriga a usar o mesmo acessório, os óculos marcam presença e determinam o estilo, sofisticação ou mesmo o estado de espírito de uma pessoa.
Quais são os highlights em óculos de sol ou receituário? Existe algum modelo considerado persona non grata?
Segundo o consultor óptico Edu Monteiro, Coordenador de Vendas das Óticas Wanny, não há mais a ditadura das tendências, como acontece na moda. “As grandes grifes alcançaram um nível de excelência e expertise muito bons, que não há um modelo em queda de popularidade”. Essa constatação é comprovada em números. Segundo Edu, suas vendas nos últimos 05 meses de 2020 foram maiores em relação a 2019. Em setembro, por exemplo, a rede de óticas teve um aumento de 22% em relação ao mesmo período no ano passado. E ele elege seus modelos prediletos:
PORSCHE DESIGN (edição limitada) – embora a marca seja alemã, o modelo é feito em titânio japonês e a lente é curva sem distorção nas laterais. Outra vantagem de suas lentes é que o espelhado externo expele a luz, ou seja, a luz não atinge diretamente os olhos. Valor: R$ 5.400,00
CHANEL COM PÉROLAS – Produzido em fibras de acetato puro, seu modelo na cor transparente não desgasta com o tempo. Acompanha um colar com pérolas cultivadas pela própria Maison Chanel, que vem junto às hastes dos óculos, e se acoplada ao estojo, se transforma em uma bolsa clutch.
Valor: R$ 5.200,00
Em contraponto às badaladas grifes, há o trabalho de designers e marcas fora da mainstream, que juntam materiais nobres em peças exclusivas para o mercado óptico. “O luxo se supera quando exige exclusividade. Quanto mais cool, mais exclusivo se torna o produto”, palavras do consultor de marcas independentes Ernani Pestana, para definir o mercado. Neste quesito ela aposta em duas marcas:
FACE A FACE – os óculos são uma composição de colagens de várias chapas de acetato italiano em perfeita simetria, que criam movimentos, valorizando e personificando estilos. Composições incomuns se tornam incríveis para cada gosto. Valor em média: R$ 3.500,00
JF REY – conhecido no cenário internacional por sua criatividade, a marca faz o uso criativo e supremo de materiais luxuosos, como madeira sustentável e couro natural. Valor em média: R$ 3.000,00
Seja em um modelo tipo ostentação ou produzido com materiais sustentáveis, os óculos, além de funcionais e estilosos, ajudam a diferenciar as pessoas em uma época onde todos usam máscaras pretas.
Onde encontrar:
Chanel e Porsche – @oticaswanny
Face a Face – @mitanioptica
JF Rey – @oticajoa
Crédito das imagens: divulgação