Finanças

Prefeituras recebem R$ 1 bilhão no terceiro repasse de ICMS do mês

2 Mins read
Com depósito realizado nesta terça-feira (24) valor destinado aos municípios em novembro sobe para quase R$ 2 bilhões

POR: Secretaria da Fazenda 

O governo do Estado de São Paulo transfere nesta terça-feira (24) R$ 1,05 bilhão em repasses de ICMS para os 645 municípios paulistas. O depósito feito pela Secretaria da Fazenda e Planejamento é referente ao montante arrecadado no período de 16 a 20 de novembro. Os valores correspondem a 25% da arrecadação do imposto, que são distribuídos às administrações municipais com base na aplicação do Índice de Participação dos Municípios (IPM) definido para cada cidade.

Os municípios já haviam recebido R$ 946 milhões nos repasses anteriores, realizados em 10/11 e 17/11, relativos às arrecadações dos períodos de 3/11 a 6/11 e de 9/11 a 13/11. Com os depósitos efetuados hoje, o valor acumulado distribuído às prefeituras em novembro sobe para R$ 1,99 bilhão.

Os depósitos semanais são realizados por meio da Secretaria da Fazenda e Planejamento sempre até o segundo dia útil de cada semana, conforme prevê a Lei Complementar nº 63, de 11/01/1990. As consultas dos valores podem ser feitas no site da Fazenda, no link Acesso à Informação > Transferências de Recursos > Transferências Constitucionais a Municípios .

Nos primeiros dez meses deste ano, a Secretaria da Fazenda e Planejamento depositou R$ 23,83 bilhões aos municípios paulistas.

 

 

Agenda Tributária

Os valores semanais transferidos aos municípios paulistas variam em função dos prazos de pagamento do imposto fixados no regulamento do ICMS. Dependendo do mês, pode haver até cinco datas de repasses. As variações destes depósitos oscilam conforme o calendário mensal, os prazos de recolhimento e o volume dos recursos arrecadados. A agenda de pagamentos está concentrada em até cinco períodos diferentes no mês, além de outros recolhimentos diários, como por exemplo, os relativos à liberação das operações com importações.

Índice de Participação dos Municípios

Os repasses aos municípios são liberados de acordo com os respectivos Índices de Participação dos Municípios, conforme determina a Constituição Federal, de 5 de outubro de 1988. Em seu artigo 158, inciso IV está estabelecido que 25% do produto da arrecadação de ICMS pertencem aos municípios, e 25% do montante transferido pela União ao Estado, referente ao Fundo de Exportação (artigo 159, inciso II e § 3º).

Os índices de participação dos municípios são apurados anualmente (artigo 3°, da LC 63/1990), para aplicação no exercício seguinte, observando os critérios estabelecidos pela Lei Estadual nº 3.201, de 23/12/81, com alterações introduzidas pela Lei Estadual nº 8.510, de 29/12/93.
Related posts
Finanças

Cobrar ou negociar? Alta da inadimplência desafia empresas a rever estratégias de recuperação de crédito

2 Mins read
Especialista aponta que atraso na reação à inadimplência continua sendo um dos principais fatores que reduzem as chances de recuperação dos valores…
Finanças

Nova regra de capital mínimo do BC pode desenquadrar 679 instituições financeiras até 2028

2 Mins read
Exigências estabelecidas pelo BC e CMN visam aumentar a segurança do sistema, mas devem acelerar a consolidação do mercado e afetar diretamente…
Finanças

Banco Mercedes-Benz aprova R$ 1,069 bilhão em financiamentos do BNDES Mais Mobilidade em duas semanas

2 Mins read
A nova fase do programa Move Brasil, o BNDES Mais Mobilidade, começou em ritmo acelerado. Nas primeiras duas semanas de operação do…