Comportamento de consumo durante a pandemia impactou diretamente nas vendas nessas linhas
POR: Cris Landi
No decorrer de 2020, a Japi S/A Indústria e Comércio – referência em materiais para construção, reforma e jardinagem, presente em mais de 12 mil pontos de vendas no Brasil e exporta para mais de 30 países – realizou a ampliação da fábrica de louças sanitárias, que adicionará maior capacidade de produção com a aquisição de novas máquinas. “Somente o novo forno túnel para queima das louças aumentará em 5 vezes a produção mensal. Implantamos novos turnos em alguns setores produtivos, e parte deles passaram a operar 24 horas”, afirma Adriano Persona Gomes, diretor industrial da empresa.
No mesmo ano, a Japi registrou um crescimento de 30% no volume de vendas, impulsionado por sua linha de produtos destinado à jardinagem. Foram necessárias novas contratações para atender a demanda do acelerado número de vendas, que se iniciou a partir do mês de junho, representando um acréscimo de 79,5% no quadro de colaboradores. A empresa passou de 273 para 490 funcionários diretos. Agora, a empresa irá ampliar a capacidade de produção e projeta crescer 8% em 2021 com esta expansão e aposta no segmento de jardinagem e louças sanitárias para abrir novos pontos comerciais.
Além dos investimentos na capacidade operacional e de produção, a Japi está na reta final da construção de um novo galpão logístico, que triplicará a capacidade de estoque, passando de 4 mil para 12 mil posições de paletes. São 9.600 metros quadrados de área útil, com previsão de finalização das obras para julho deste ano. Isso trará mais agilidade na distribuição para os pontos de vendas. “Esse é um importante marco para a Japi, pois 2020 ficou marcado por desafios impostos pela pandemia. Passamos por momentos de incertezas nos meses iniciais, como a maioria das empresas, e observamos nossas vendas registrarem queda com o fechamento repentino dos pontos comerciais. Rapidamente, nossa equipe de vendas traçou estratégias focadas na relação custo x benefício, diversidade de produtos e em nossa capilaridade logística para fortalecer toda a rede de fornecedores e o setor”, comenta Joaquim Sartori, diretor comercial da Japi.
Tendência de Consumo – Estar em casa!
A Japi é líder no segmento de vasos decorativos para ambientes externos e internos. E o comportamento de consumo durante a pandemia impactou diretamente nas vendas nessas linhas. “Percebemos uma maior demanda por produtos destinados a decoração e jardinagem. Ponto esse impulsionado pelo desejo das pessoas em realizarem pequenas transformações em suas casas, trazendo a natureza para mais perto”, afirma Sartori.
Dentro do portfólio da empresa, a linha de acessórios para banheiro foi outro destaque em vendas em consequência da maior preocupação com a higiene em ambientes públicos, corporativos e privados. Dispensadores de sabonete líquidos e para álcool em gel e torneiras de acionamento por aproximação tiveram aumento na procura em 100% comparados aos mesmos meses de 2019.
Exportação
A Japi tem uma forte atuação no mercado internacional e exporta para mais de 30 países. São diversas linhas de produtos, com destaque para os vasos decorativos e acessórios para jardinagem. As exportações registaram aumento de 49% em 2020 e a empresa prevê um crescimento de 10% para este ano.
Sobre a Japi
A Japi está sediada em um parque industrial com 17.000 metros quadrados de área construída na cidade de Jundiaí-SP e conta com cerca de 450 colaboradores. Atualmente, a empresa possui 270 escritórios de representação e mais de 12 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil, onde são encontrados os mais de 2.000 itens para construção civil e decoração, entre eles, louças e metais sanitários, vasos de jardinagem, acessórios para banheiros, materiais hidráulicos, ferramentas, entre outros.