Na contramão de muitas obras da categoria, que ressaltam os grandes feitos e enfatizam as conquistas de empreendedores e suas empresas, neste livro, Israel Salmen, fundador e CEO do Méliuz, e Lucas Marques, COO do Méliuz, abriram mão do ego e resolveram revelar todos os erros, fracassos e aprendizados que tiveram ao longo de suas jornadas – e foram muitos.
“O nosso objetivo com o livro é compartilhar os erros que cometemos no início, não só para que outros empreendedores possam aprender com a nossa história – e ter insumos para tentar fazer diferente -, mas, principalmente, para que eles não se sintam solitários. No começo, erramos muito (continuamos errando depois também) e, por ninguém contar que isso é normal, acabamos nos sentindo problemáticos e muitos desistem”, explica Lucas Marques.
Porém, mais do que as histórias e seus aprendizados, Lucas e Israel trazem à tona as reais motivações e sentimentos por trás dos erros – segurança demais ou de menos, empolgação excessiva, medo de ser copiado, priorização errada e tantos outros. “Resolvemos compartilhar nossas dores, sem filtro ou ego, para mostrar o quão desafiador é empreender. É claro que existem momentos de orgulho e de satisfação, mas, na maioria das vezes, angústia, medo e desespero acabam dominando e é preciso estar ciente disso antes de começar a jornada”, ressalta Marques.
O lançamento oficial do livro “Empreender: a arte de se f*der todos os dias e não desistir” será no dia 10 de Maio, mas a reserva na pré-venda já está disponível. Todo o lucro dos autores com a venda do livro será revertido para a Endeavor, uma organização global sem fins lucrativos com a missão de multiplicar o poder de transformação dos empreendedores.
Fundado em 2011, o Méliuz é uma empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas a consumidores por meio do seu marketplace e da oferta de serviços financeiros. No primeiro trimestre de 2021, abriu 2,4 milhões de novas contas – em média, 27 mil contas por dia corrido – e atingiu o total de 16 milhões de usuários cadastrados, que podem receber benefícios como o cashback em cerca de 800 lojas parceiras e ao usarem o Cartão de crédito Méliuz. Em 2020, foi a primeira startup a abrir capital na Bolsa de Valores brasileira e, recentemente, anunciou a aquisição do Picodi.com, expandindo sua operação para 44 países.